Festa de 15 anos, também conhecida como baile de debutantes, é um acontecimento que tem por objetivo apresentar à sociedade, meninas que completam essa idade.

festa-de-15-anos-1

A tradição dessa festa, remonta à Europa antiga onde em países como França, Inglaterra, Áustria e Alemanha, as famílias dos nobres ofereciam uma festa à sociedade local, onde a princesa seria apresentada.

Essa festa servia como um ritual de passagem da menina para a mulher, já que depois dos 15 anos, as garotas podiam se vestir de maneira mais adulta, frequentar eventos sociais e também tinham permissão para se casar. A comemoração também era um atrativo para os rapazes que poderiam ser futuros pretendentes para a princesa, já que naquela época os casamentos eram, em sua maioria, contratos financeiros, ainda mais se tratando da nobreza.

Durante a festa, a menina se apresenta para os convidados vestindo ainda roupas de menina e mais tarde, ela troca esses trajes por um vestido deslumbrante, mais adulto, para dançar uma valsa com seu pai. A escolha da música faz parte do folclore desses países, e é mantida até hoje.

Com uma conotação bem diferente do tempo antigo, hoje os bailes de debutantes costumam reunir várias meninas que fazem aniversário proximamente, e de forma alguma servem como uma apresentação social, sendo apenas a realização de um sonho de um dia serem vistas como princesas.

A tradição da festa ainda é mantida, com a valsa sendo dançada com rapazes da mesma idade ou, um pouco mais velhos. Atualmente, muitas garotas abrem mão da sua festa de 15 anos para realizarem uma viagem ao exterior ou ainda ganharem um presente mais sofisticado, já que o custo da festa costuma chegar facilmente à casa dos 5 dígitos.

Existem empresas que são especializadas no planejamento e execução desse evento, uma empreitada que reúne dezenas de profissionais para que tudo saia impecavelmente bem feito.

festa-de-15-anos-4

3 dicas para escolher a roupa para a festa de 15 anos

Seja como debutante, ou apenas convidada é importante estar bem vestida em uma festa de 15 anos, já que são eventos cheios de glamour e muita pompa. Veja abaixo 3 dicas que separei para ajudar escolher a roupa certa para esse evento.

festa-de-15-anos-3

1 – Estilo da festa

Algumas garotas resolvem fazer a festa em ritmo de balada, ou seja nada de valsas e tradições, e outras já são realizadas em buffets que são enfeitados para parecer um castelo. Antes de escolher a roupa que irá vestir, é preciso ter certeza qual será o estilo da festa. Para a balada um vestido preto básico com brilho, sapatos de salto e uma maquiagem com olhos bem marcantes. Para a festa tradicional, escolha um vestido em tecido nobre que pode ser longo ou midi, invista em bijous simples, mas de efeito, e procure não misturar dourados com prateados.

2 – Como debutante

Se você será uma das debutantes, é importante fazer uma reunião com as outras garotas e decidirem que tipo de roupa querem usar. Muitas meninas optam por usarem roupas diferentes antes do baile, e apenas padronizar o vestido que será usado para dançar a valsa. Isso pode ser muito econômico já que terá que se preocupar com apenas um vestido. Existem dezenas de modelos que são mesmo parecidos com roupas de princesas de contos de fadas, uma boa forma de criar um padrão, seria usarem os vestidos com a mesma cor, mas em modelos diferentes.

festa-de-15-anos-2

3 – Como convidada

Se você não vai debutar, fica mais fácil encontrar uma roupa adequada para usar. O evento, é quase como uma festa de casamento, e muitas pessoas se produzem dessa maneira. Um vestido com um bom corte e um penteado mais elaborado dará conta do recado. Mulheres menos tradicionais podem optar pelo famoso “terninho” deixando o toque de feminilidade por conta de uma camisa bem cortada em tecido nobre, como seda ou musselina. Sapatos finos de salto, complementam o look.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.