Saber como curar bolhas nos pés, é muito importante para pessoas que estão constantemente usando sapatos novos, ou precisam ficar em pé durante muitas horas.

curar-bolhas-pés

Não existe nada que incomode mais, do que ter os pés machucados por bolhas. Elas geralmente aparecem quando nossa pele fica muito tempo em contato com materiais duros. O contato vai aquecendo a pele e causa pequenas queimaduras por atrito que são protegidas pelas bolhas.

Isso mesmo, as bolhas são a defesa do organismo quando sofremos queimaduras, elas mantêm a hidratação do local afetado e ajudam na cicatrização, por isso não é recomendado estourar as bolhas deixando a pele queimada exposta.

As maneiras mais comuns de adquirirmos bolhas nos pés, referem-se ao uso de calçados novos, ou apertados. Ficar muito tempo, caminhando com um sapato inadequado, também pode ocasionar bolha, assim como ficar em pé durante várias horas com sapatos desconfortáveis.

Sempre que for usar um sapato novo experimente antes deixa-lo descansar com jornal molhado dentro, isso fará com que o couro fique mais maleável (sapatos sintéticos não agirão da mesma maneira), experimente friccionar uma vela nas partes do sapato que entram em contato com o calcanhar, a cera da vela amacia couro e seus derivados.

Evite o uso de sapatos fechados de plástico durante muito tempo, o material de que o plástico é feito costuma causar um efeito estufa, amaciando a pele do pé e deixando-a mais sensível a formação de bolhas por atrito.

5 maneiras de curar bolhas nos pés em casa

As bolhas são uma defesa natural do organismo, mas é preciso trata-las para que não infeccionem.

1 – Limpeza

Mantenha o local do ferimento sempre limpo para não haver proliferação de bactérias e fungos. Não use mais o calçado que ocasionou a bolha e procure não usar outros tipos de calçados que fiquem em cima da bolha.

2 – Descanso

Se as bolhas foram causadas por excesso de exercício, deixe os pés descansarem até 10 dias, nesse tempo evite causar atrito na região afetada. Se não for possível, use calçados abertos até a cicatrização ocorrer.

3 – Chá de camomila

Faça um chá com camomila (2 saquinhos para uma xícara de água) e, enquanto estiver morno, aplique em cima da bolha com um algodão. Isso aliviará a dor, pois a camomila é um relaxante natural.

4 – Babosa

Passe a seiva de uma folha de babosa em cima da bolha, isso acalmará a pele e ajudará na cicatrização da bolha.

5 – Imersão

Faça um escalda-pés com alguns sais para acalmar a dor e diminuir o inchaço, se a bolha estiver rompida, use apenas água para não sentir ardência e desconforto.

Não estoure a bolha, isso causará exposição da pele sensível que está machucada e poderá demorar mais a cicatrizar. Se houver o rompimento natural, mantenha o local sempre limpo e não tampe para curar mais rápido. Evite atritos no ferimento aberto. Se a bolha estourar, não puxe a pele, essa película é uma maneira de manter o local protegido.

Se houver sangramento com o rompimento da bolha, trate como um ferimento tópico usando antissepticos e sprays cicatrizadores.

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.